• +351 255 410 930 (Chamada para a rede fixa nacional)
INR financia três projetos da Cercimarante, em 2025
Publicado por: Cercimarante Em: 02 de Abril de 2025

INR financia três projetos da Cercimarante, em 2025

A Cercimarante submeteu, para o ano de 2025, três projetos ao Programa de Financiamento a Projetos do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P), e que foram aprovados. 
 
O primeiro, intitulado "Férias Inclusivas 2025", consiste na promoção de uma colónia de férias, prevista de 11 a 17 de agosto de 2025, na Praia da Areia Branca, Lourinhã, destinada aos/às clientes do Lar Residencial Amália Mota (LRAM). 
 
O grupo de clientes ficará hospedado numa Pousada da Juventude, e irá realizar algumas atividades, com destaque para as idas à praia e visitas a alguns pontos de interesse na cidade.
 
Esta colónia visa proporcionar uma semana de férias enriquecedora e inclusiva, alinhada com os princípios da igualdade e com a promoção da inclusão social, autonomia e bem-estar dos/as participantes, bem como promover a autonomia, qualidade de vida, interação social, experiências sociais e culturais. 
 
Quanto ao segundo projeto, designado "Teatro de Rua da Cercimarante", irá consistir na realização de um espetáculo, em julho, gratuito e acessível a todos/as, no Parque Multifuncional do Rossio, em Amarante, onde os/as clientes dos diferentes Serviços, assim como alguns pais/tutores e representantes legais serão os/as protagonistas, através de várias performances de teatro, música e dança, e que, habitualmente, preparam este espetáculo com todo o carinho e dedicação, sempre apoiados/as por colaboradores/as dos diferentes Serviços da Cooperativa.
 
Este espetáculo conta, ainda, com a colaboração do Campo de Trabalho Internacional da Casa da Juventude de Amarante (CJ) / Aventura Marão Clube, constituído por um conjunto de jovens voluntários/as oriundos/as de diferentes países europeus e que rumam a Amarante, com o objetivo de colaborarem na construção de cenários e adereços para o Teatro de Rua.
 
Relativamente ao terceiro projeto cofinanciado, denominado "Sabemos o que queremos e o que sentimos", e que deverá ser concretizado pelo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), até 31 de dezembro de 2025, em parceria com a Cercigui, de Guimarães, e terá como objetivos capacitar as pessoas com deficiência para a sua participação na sociedade, bem como contribuir para a transição de uma sociedade mais inclusiva; reduzir a discriminação e as desigualdades, para que as Pessoas com Deficiência e Incapacidade (PCDI) possam exercer os seus direitos humanos, liberdades fundamentais, em pé de igualdade com as demais pessoas e maximizar a sua independência e participação; promover a autonomia, direitos, autodeterminação, empoderamento, autoestima e assertividade, assim como contribuir para a sensibilização da Comunidade.
 
O presente projeto foi desenhado tendo em vista promover a participação e autodeterminação dos/as clientes das organizações participantes. Tem previstas atividades que pretendem tratar o tema da autorrepresentação de forma inovadora. Oficinas criativas (com produção de vídeos, criação de ‘podcasts’ e peças teatrais), campanha nas Redes Sociais, bem como o estabelecimento de parcerias. 
 
(Nota: a imagem que ilustra esta publicação é alusiva à edição de 2024 do Teatro de Rua da Cercimarante.)

Próximos Eventos

Mais Eventos

Facebook