
Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão visita Cercimarante
A Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, visitou, na passada sexta-feira, dia 07 de fevereiro, a Sede da Cercimarante.
Recebida pelo presidente do Conselho de Administração da Cooperativa, Rui Chantre, e pelo vice-presidente do Município de Amarante, Jorge Ricardo, a governante veio conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, ao longo de quase 45 anos, em prol das pessoas com deficiência e incapacidade, bem como os Serviços que são disponibilizados à Comunidade.
Foi recebida, igualmente, pelo Grupo de Bombos do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), constituído por clientes e colaboradores/as.
Numa visita guiada pela diretora técnica do CACI, Carla Macedo, a Secretária de Estado inteirou-se do dia a dia dos/as clientes, neste Serviço, mas também em outros Serviços Sociais prestados, como o Lar Residencial Amália Mota (LRAM), o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) e o Centro de Recursos para a Inclusão (CRI).
“Quero felicitar a Instituição pelo enorme esforço que faz em manter todas estas atividades, pois é, efetivamente, um grande empenho e com profissionais de excelência, para dar respostas variadas, sobretudo, respostas diferenciadas, consoante as necessidades de cada pessoa que vem para esta Instituição”, referiu, no final da visita.
Esta visita englobou, ainda, uma reunião técnica entre a Secretária de Estado e o Conselho de Administração da Cercimarante e contou, ainda, com a presença do vice-presidente do município amarantino, Jorge Ricardo, bem como da diretora-adjunta do Centro Distrital do Porto da Segurança Social, Rosário Loureiro, reunião na qual foram debatidas as principais preocupações e necessidades da Cooperativa.
“Devemos focar-nos na importância que esta Instituição [Cercimarante] tem para a região pelas respostas que dá e o trabalho excelente que faz, ao nível da inclusão. Portanto, este é um momento muito importante para nós [Governo], no terreno, possamos perceber, exatamente, o que se faz e os principais constrangimentos”, sublinhou Clara Marques Mendes.
Relativamente a alguns constrangimentos existentes, o presidente do Conselho de Administração da Cercimarante, Rui Chantre, destacou a urgência de investimentos na ampliação das infraestruturas existentes, como o CACI e o LRAM, assegurando que “há 90 clientes do CACI que são potenciais clientes do Lar Residencial”.
Ainda sobre este ponto, a Secretária de Estado reconheceu a elevada procura pelos serviços da Cercimarante, com especial destaque para a necessidade de ampliação do CACI e do Lar Residencial, face à existência de uma lista de espera significativa.
“Esta é uma preocupação que nos tem vindo a ser sinalizada, de uma forma transversal, no país. A Senhora Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social já anunciou que iremos abrir o PARES, um programa de alargamento da rede de equipamentos sociais”, garantiu Clara Marques Mendes.
Na sua intervenção, também o vice-presidente do Município de Amarante, Jorge Ricardo, destacou “o importante papel desempenhado pela Cercimarante”, no concelho, e salientou o apoio e proximidade da autarquia disponibilizados às Instituições, “quer através do financiamento municipal, quer através da articulação com programas como o PARES”.
(Leia a notícia, na íntegra, na próxima edição do nosso jornal "O Apito".)