• +351 255 410 930 (Chamada para a rede fixa nacional)
CACI recebe Pedro Mestre e a viola Campaniça
Publicado por: Cercimarante Em: 10 de Abril de 2024

CACI recebe Pedro Mestre e a viola Campaniça

A convite do voluntário da nossa Cooperativa, Eduardo Costa, professor e mentor do projeto “Viola Amarantina Renascida”, o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) recebeu a visita de Pedro Mestre, acompanhado da sua viola Campaniça.
 
Nesta vinda ao nosso CACI, o cantor e tocador alentejano trouxe algumas músicas tradicionais desta região entoadas ao som da viola Campaniça, onde foi acompanhado por Eduardo Costa e a sua viola Amarantina, bem como por Henrique Viana, em representação da viola Braguesa.
 
Vida dedicada à música tradicional alentejana
Pedro Mestre é natural da Aldeia da Sete (Castro Verde) e tem dedicado a vida à música tradicional alentejana, desenvolvendo vários projetos nesta área enquanto cantor, tocador/construtor de viola Campaniça (típica da região campaniça alentejana do Baixo Alentejo), instrumento que aprendeu a tocar com os Mestres Manuel Bento e Francisco António.
É, igualmente, fundador/ensaiador de grupos corais alentejanos, integrando alguns deles. Integra também vários projetos musicais a nível nacional e internacional.
 
Voluntariado na Cercimarante
Este convite serviu também para Eduardo Costa mostrar, a Pedro Mestre, o trabalho voluntário que tem desenvolvido junto de um grupo de clientes do CACI que tem aprendido a tocar a viola Amarantina, conhecida como a “viola de dois corações”. 
 
Por isso, no final da atuação de Pedro Mestre, Eduardo Costa fez uma pequena demonstração com os/as clientes. 
 
Semanalmente, os/as clientes escutam e executam os ensinamentos de Eduardo Costa que, para tornar esta atividade ainda mais leve, criou também um instrumento semelhante à Viola Amarantina, que apelidou de “Amarantino” e que também integra estas aulas voluntárias, e que é destinado a crianças e a pessoas com deficiência e/ou incapacidade, sendo “um pouco mais fácil de tocar”.
 
- A Cercimarante, através do CACI, deixa um agradecimento muito especial ao voluntário Eduardo Costa, mas também a Pedro Mestre e a Henrique Viana, pelo bonito momento que proporcionaram a todos/as os/as clientes, cheio de saber e tradição.
O nosso muito obrigada! 

Próximos Eventos

Mais Eventos

Facebook