Formação

Voltar

e-mail: centroformacao@cercimarante.pt

Objetivo
Dotar as pessoas com deficiências e incapacidades dos conhecimentos e competências necessárias à obtenção de uma qualificação que lhes permita exercer uma atividade profissional no mercado de trabalho, manter o emprego e progredir profissionalmente de forma sustentada.

Destinatários
Pessoas com deficiência e incapacidades, com idade mínima legal para prestar trabalho, que pretendam ingressar no mercado de trabalho e que não possuam uma habilitação profissional compatível com o exercício de uma profissão ou ocupação de um posto de trabalho;
Podem ser destinatários das ações de formação profissional inicial, pessoas com deficiências e incapacidades com 15 anos completos, que não se encontrem matriculados em estabelecimento de ensino;
São destinatários destas ações os que, face à natureza da sua incapacidade, não reúnam condições para aceder à oferta formativa das estruturas regulares.

Cursos
543125_RFA -Operador/a de acabamentos de madeira e mobiliário: 3625H (FI 200h, FB 600h, FT 1625h, FPCT 1200h)
Nível de Qualificação do QNQ: 2
Publicado no Boletim do Trabalho do Emprego (BTE) nº 4 de 29 de Janeiro de 2010 com entrada em vigor a 29 de Janeiro de 2010.

Perfil de saída
Descrição Geral
O/A Operador/a de Acabamentos de Madeira e Mobiliário é o/a profissional que executa, repara e acaba, sob supervisão, elementos simples construtivos de peças de mobiliário e de outros artigos em madeira e derivados, por meios manuais e de maquinação simples, respeitando as normas de proteção do ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho.
Atividades Principais
• Preparar e organizar o trabalho, de acordo com as especificações técnicas, tendo em conta as características das tarefas a executar e as orientações recebidas.
• Elaborar elementos construtivos, tratamento e revestimento de peças de mobiliário e outros artigos em madeira, utilizando ferramentas e máquinas-ferramenta.
• Efetuar a reparação e transformação do revestimento de superfícies em madeira, removendo o produto de origem, por raspagem ou outro processo, e aplicando outros produtos em sua substituição.

811177_RFA - Cozinheiro/a: 3600H (FI 200h, FB 600h, FT 1600h, FPCT 1200h)
Nível de Qualificação do QNQ: 2
Publicado no Boletim do Trabalho do Emprego (BTE) nº 4 de 29 de Janeiro de 2010, 1ª Atualização em 29 de Julho de 2013.
Perfil de saída
Descrição Geral
O/A Cozinheiro/a é o/a profissional que prepara, cozinha e emprata alimentos, sob supervisão, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, respeitando as normas de proteção do ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho.
Atividades Principais
• Armazenar e assegurar o estado de conservação das matérias-primas utilizadas no serviço de cozinha.
• Preparar o serviço de cozinha, de forma a possibilitar a confeção das refeições necessárias.
• Confecionar entradas, sopas, pratos de carne, de peixe, de marisco e de legumes, e outros alimentos e acordo com receituários e em função da ementa estabelecida.
• Confecionar sobremesas de acordo com receituários e em função da ementa estabelecida.
• Articular com o serviço de mesa a fim de satisfazer os pedidos de refeições e colaborar em serviços especiais.
• Efetuar a limpeza e arrumação dos espaços, equipamentos e utensílios do serviço, verificando as existências e controlando o seu estado de conservação.

525090_RFA - Mecânico/a de Serviços Rápidos: 3650H (FI 200h, FB 600h, FT 1650h, FPCT 1200h)
Nível de Qualificação do QNQ: 2
Publicado no Boletim do Trabalho do Emprego (BTE) nº 4 de 29 de Janeiro de 2010 com entrada em vigor a 29 de Janeiro de 2010.
Perfil de saída
Descrição Geral
O/A Mecânico/a de Serviços Rápidos é o/a profissional que procede à manutenção, diagnostica anomalias simples, efetua a substituição e montagem de componentes de sistemas mecânicos e elétricos e procede à desempanagem e ao reboque de veículos automóveis, sob supervisão, seguindo parâmetros e especificações técnicas e respeitando as normas de proteção do ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho.
Atividades Principais
• Proceder à manutenção, ao diagnóstico de anomalias simples e à substituição e montagem de componentes de sistemas mecânicos de veículos automóveis, com recurso a tecnologias específicas e a ferramentas e equipamentos adequados.
• Proceder à manutenção, ao diagnóstico de anomalias simples e à substituição e montagem de componentes de sistemas elétricos e de sistemas eletrónicos simples de veículos automóveis, utilizando as técnicas, as ferramentas e os equipamentos adequados.
• Verificar o estado de conservação de jantes e pneus de veículos automóveis, diagnosticar eventuais anomalias e proceder à substituição daqueles utilizando as técnicas e os procedimentos adequados.
• Proceder à limpeza e à lavagem de componentes e órgãos dos sistemas mecânicos, utilizando os procedimentos e produtos adequados e respeitando as regras de proteção ambiental.
• Proceder à lavagem, limpeza e polimento do interior e exterior de veículos automóveis, utilizando os procedimentos e produtos adequados e respeitando as regras de proteção ambiental.
• Participar em operações de desempanagem e reboque de veículos automóveis no local do incidente, incluindo o diagnóstico e a verificação da situação, utilizando os equipamentos e as medidas de segurança adequados.
• Proceder à manutenção da sua área de trabalho, efetuando a conservação e a limpeza de equipamentos e ferramentas utilizados na manutenção, no diagnóstico e na substituição e montagem de sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de veículos automóveis.• Preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.

346034_RFA - Assistente Administrativo/a: 3525H (FI 200h, FB 600h, FT 1525h, FPCT 1200h)
Nível de Qualificação do QNQ: 2
Publicado no Boletim do Trabalho do Emprego (BTE) nº 4 de 29 de Janeiro de 2010 com entrada em vigor a 29 de Janeiro de 2010.
Perfil de saída
Descrição Geral
O/A Assistente Administrativo/a é o profissional que executa, sob supervisão, tarefas administrativas relativas ao funcionamento de uma empresa ou serviço público, seguindo procedimentos estabelecidos.
Atividades Principais
• Executar tarefas relacionadas com o expediente geral da empresa ou serviço público, de acordo com procedimentos estabelecidos, utilizando equipamento informático e equipamento e utensílios de escritório.
• Preencher e conferir documentação simples de apoio à atividade comercial, designadamente requisições, guias de remessa e outros.
• Registar e atualizar dados, manualmente ou utilizando aplicações informáticas específicas da área administrativa.
• Atender e encaminhar, telefónica ou pessoalmente, o público interno e externo à empresa ou serviço público, nomeadamente, clientes, fornecedores, e funcionários, em função do tipo de informação ou serviço pretendido.
• Efetuar o serviço de estafeta interno e externo da empresa e/ou serviço público, designadamente na entrega e recolha de documentação e/ou mercadoria.

622161_RFA - Operador/a de Jardinagem: 3600H (FI 200h, FB 600h, FT 1600h, FPCT 1200h)
Nível de Qualificação do QNQ: 2
Publicado no Boletim do Trabalho do Emprego (BTE) nº 4 de 29 de Janeiro de 2010 com entrada em vigor a 29 de Janeiro de 2010.
Perfil de saída
Descrição Geral
O/A Operador/a de Jardinagem é o/a profissional que executa, sob supervisão, tarefas relativas à instalação e manutenção de jardins e espaços verdes, tendo em conta as condições edafo-climáticas e respeitando as normas de proteção do ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho
Descrição Geral
Preparar o terreno, para instalação de jardins e espaços verdes.
• Instalar as espécies ornamentais de acordo com as orientações recebidas.
• Proceder à manutenção de jardins e espaços verdes, tendo em conta os hábitos vegetativos das espécies e as condições edafo-climáticas, de acordo com as orientações recebidas.
• Operar com máquinas e equipamentos de jardinagem e agrícolas adequados às atividades a realizar, de acordo com as orientações recebidas.
• Executar a conservação e a limpeza dos equipamentos e instalações inerentes ao trabalho desenvolvido.

542100_RFA - Costureiro/a Modista: 3600H (FI 200h, FB 600h, FT 1600h, FPCT 1200h)
Nível de Qualificação do QNQ: 2
Publicado no Boletim do Trabalho do Emprego (BTE) nº 45 de 08 de Dezembro de 2011 com entrada em vigor a 08 de Dezembro de 2011.
Perfil de saída
Descrição Geral
Efetuar, sob supervisão, as operações de modelação, corte e confeção relativas à execução de artigos de vestuário.
Atividades Principais
• Preparar e organizar o trabalho a fim de efetuar as operações de modelação, corte e confeção, relativas à execução de artigos de vestuário.
• Executar a modelação e o corte de componentes de artigos de vestuário, utilizando os equipamentos, as ferramentas e os procedimentos adequados.
• Executar a confeção de componentes e de artigos de vestuário, utilizando os equipamentos, as ferramentas e os procedimentos adequados.
• Efetuar o controlo de qualidade dos artigos de vestuário confecionados, verificando a sua conformidade com as especificações técnicas e caso seja necessário, proceder aos acertos adequados.
• Registar informações de carácter técnico, relativas à sua atividade.

 

E-mail: geral@cercimarante.pt